O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE – promove na próxima terça-feira (24) o XXIV Seminário da Campanha Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores, com o tema Responsabilidade Social e Prevenção ao Uso de Drogas: O Papel das Universidades Brasileiras. O programa conta com parceria da Secretaria Nacional Antidrogas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – Senad, da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD – e da Universidade Santo Amaro – UNISA, que sediará o encontro.
O evento está voltado à comunidade científica, lideranças comunitárias (sociedade civil em geral), bem como universitários e professores do ensino superior. Seu objetivo é promover um debate amplo sobre o papel dos programas de prevenção ao uso de drogas no ambiente universitário, a partir da apresentação de projetos e resultados já existentes no Brasil, fornecendo uma visão abrangente de todos os aspectos relacionados ao assunto.
O CIEE é a entidade responsável pela coordenação da campanha. “De caráter exclusivamente preventivo, essa campanha integra o conjunto de ações que nossa instituição desenvolve e são voltadas à formação cidadã dos jovens, como complemento do objetivo principal da instituição, que é a inserção dos estudantes no mercado de trabalho através do estágio”, afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.
O seminário será realizado no Anfiteatro do Ginásio da UNISA – Campus I , e será composto de conferências e debates que contarão com a presença de especialistas nos temas a serem tratados. Os temas são os seguintes: Teoria e prática sobre programas de prevenção, pela Prof. Dra. Ana Cecília P. R. Marques – Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, da ABEAD; O papel da Mídia na Prevenção às Drogas, por um representante da Parceria Contra as Drogas; e Programas Antidrogas desenvolvidos por uma universidade Brasileira, pela psicóloga Catarina Delgado Cavaco – Responsável pelo Setor de Prevenção do Produsp (Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Álcool e Drogas da USP). A abertura será feita pela médica Yvonne Capuano, vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3040-9945 / 9947 / 9436 ou pelo e-mail relpublicas@ciee.org.br. Será fornecido certificado a todos os participantes do seminário. Mais informações, acesse o site www.ciee.org.br.
NÚMEROS DO BRASIL E O PAPEL DO CIEE NO COMBATE AO CONSUMO DE DROGAS
Na relação das drogas mais consumidas pelos universitários, o tabaco e o álcool estão na frente, seguidos da maconha. Dados da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) confirmam os danos produzidos entre os jovens. O consumo de álcool chega ao auge na faixa etária dos 20 anos e, entre os dependentes, 41% têm desempenho acadêmico ruim e 29% abandonam os estudos. Além dos problemas relacionados à escola, 65% desses jovens envolvem-se em algum tipo de acidente no trânsito, às vezes fatais, não raro transformando-se em vítimas de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O Brasil já é o segundo maior consumidor de drogas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Nas escolas de classe média, a prática é corriqueira, provando que a camada da população de maior poder aquisitivo é também grande usuária de drogas.
A Campanha Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores é coordenada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com apoio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e orientação técnica da ABEAD.
Com ações direcionadas a alunos, funcionários e professores das universidades, a Campanha existe há oito anos e pretende difundir no meio universitário a discussão sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, abordando desde aspectos bioquímicos a questões econômico-sociais.
O objetivo da campanha é sensibilizar e engajar as principais lideranças das escolas superiores para que cumpram o seu papel na formação dos estudantes e utilizem todo seu potencial de ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento de soluções para este grave problema social. As ações são direcionadas às escolas superiores, que, pelo seu caráter educacional, estende seus benefícios à toda comunidade e empresas envolvidas nos programas de estágio.
O CIEE, organização não governamental que promove a inserção dos jovens estudantes de ensino médio e superior no mercado de trabalho, aperfeiçoando sua qualificação profissional, por meio da promoção de programas de estágios nas empresas e órgãos públicos conveniados à instituição, é um dos pilares da campanha, por atuar diretamente com estudantes, um dos públicos-alvo no combate aos entorpecentes.
EVENTO: XXIV SEMINÁRIO DA CAMPANHA NACIONALANTIDROGAS NAS ESCOLAS SUPERIORES Data: 24 de agosto de 2004 Local: Ginásio da UNISA – Campus I – Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340 – Jardim das Embuias (próximo ao autódromo de Interlagos) Cronograma do Seminário: 8h30min às 9h – Café da manhã, recepção e entrega do material de divulgação. 9h – Abertura Prof. Dr. Sidney Storch Dutra – Reitor da UNISADra. Yvonne Capuano – Vice-presidente do Conselho de Administração do CIEEProfa. Dra. Ana Cecília P.R. Marques – Presidente da ABEADGeneral Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa – Secretário Nacional Antidrogas 9h30min. – Teoria e prática sobre programas de prevenção: visão geralProfa .Dra. Ana Cecília P. R. Marques – Presidente da Associação Brasileira de Estudosdo Álcool e Outras Drogas (ABEAD)10h – O papel da Mídia na Prevenção às Drogas Representante da Parceria Contra às drogas 10h30 – Intervalo 10h40min. – Apresentação de programas desenvolvidos por uma universidade brasileira: onde estamos?Psicóloga Catarina Delgado Cavaco – Responsável pelo Setor de Prevenção do Produsp (Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Álcool e Drogas da USP) 11h00min às 12h15min – Debates 12h20min– Encerramento
Informações para a Imprensa: Fatos & Notícias Nadine Filippe Renata Nascimento
Tels.: (11) 3667-8070 / 3667-1405
E-mail: fatosenoticias@terra.com.br Agosto / 2004